Proposta de Artefato para Análise de Características Motivacionais do Trabalho
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Posto de trabalho. Job design. Melhoria de processo. Motivação do trabalhador. Design science.

Como Citar

De Sordi, J. O., & Azevedo, M. C. (2013). Proposta de Artefato para Análise de Características Motivacionais do Trabalho. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(48), 427–444. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1401

Resumo

A teoria para estudo do potencial motivador de postos de trabalho, denominada job design, foi desenvolvida para o contexto da sociedade industrial, bastante distinta da atual sociedade da informação. Esta pesquisa propõe um artefato voltado para discussão e análise de características centrais da motivação associadas aos postos de trabalho, segundo as teorias de job design e o contexto da sociedade da informação. Trata-se de uma pesquisa pragmática, com emprego da estratégia de pesquisa Design Science. A partir do inventário e da análise de conteúdo das pesquisas científicas sobre job design, publicadas no século XXI nas bases eletrônicas de artigos científicos PROQUEST e EBSCO, características motivacionais associadas às dimensões dessa teoria são identificadas, estruturadas e apresentadas no artefato proposto.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1401
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.