Os Bancos Espanhóis frente aos Padrões de Responsabilidade Social Corporativa: análise prévia da crise financeira
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Responsabilidade social. Padronização. Instituições de crédito.

Como Citar

Alcaraz, A. S., & Rodenas, S. P. (2013). Os Bancos Espanhóis frente aos Padrões de Responsabilidade Social Corporativa: análise prévia da crise financeira. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(49), 562–581. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i49.1386

Resumo

A transparência das informações no âmbito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um elemento comum nos diferentes padrões. Nos últimos anos, houve uma proliferação de normas e modelos para formalizar estratégias de RSE. O objetivo desta pesquisa é avaliar o grau de implementação dos diferentes padrões de normatização das instituições financeiras espanholas. A análise foi realizada com os dados do ano de 2008, coincidindo com os primeiros sinais da crise econômica, servindo como um ponto de referência para analisar o efeito da crise. O trabalho de campo foi realizado por meio de uma pesquisa respondida por 57 instituições de crédito espanholas. Deparamo-nos com uma má aplicação das normas, que incluem a Iniciativa Global sobre a Elaboração de Relatórios (Global Reporting Initiative, GRI) e ISO 14001. Dada a orientação de mercado das instituições de crédito, os bancos incorporam padrões de qualidade muito mais elaborados e completos que outras instituições de crédito, como a implementação da norma AS 1000, que é equivalente à implementação conjunta da ISO 14000 e 9000.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i49.1386
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.