Projeto Atualidades − gerador de diferencial no processo de ensino-aprendizagem: relato de um método de ensino desenvolvido em uma instituição de ensino superior
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Leitura
Atualidades
Método de Ensino
Instituição de Ensino Superior.

Como Citar

Orlandi, O., & Junges, I. (2015). Projeto Atualidades − gerador de diferencial no processo de ensino-aprendizagem: relato de um método de ensino desenvolvido em uma instituição de ensino superior. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(56), 1090–1104. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i56.1379

Resumo

Objetivo – Estar atualizado requer leitura de periódicos e reportagens de temas relevantes para formação profissional. O objetivo deste artigo é apresentar um método de ensino Projeto Atualidades - gerador de diferencial no processo de ensino-aprendizagem desenvolvido numa Instituição de Ensino Superior.

Método – É uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, com depoimento de 50 alunos, seis empresários e profissionais convidados e quatro professores, de 2006 a 2010, utilizada observação direta das apresentações dos estudantes e convidados, análise documental dos dados do projeto e depoimentos dos envolvidos. Categorias de análise: reconhecimento da importância da atualização, relação do material selecionado com o conteúdo das disciplinas, despertar para a interface entre teoria e prática, descoberta e acesso de maior quantidade de fontes de pesquisa, compartilhamento de ideias e aprimoramento da capacidade de apresentação de trabalhos em sala de aula.

Fundamentação teórica – O estudo considerou pesquisas sobre ensino-aprendizagem baseadas em processos de leitura sistemático, disciplinado, reflexivo e significativo do conhecimento produzido mundialmente que exige profissional conectado com o mundo através de conhecimento, constante valorização do cidadão e suas ações locais, regionais e internacionais, em que se considera a leitura promotora de prosperidade e inserção social (Lowman, 2004; Dewey, 1978; Pestalozzi, 1946).

Resultados – Os resultados demonstraram que os estudantes, ao buscarem atualização através das leituras, conheceram práticas empresariais locais de referência.

Contribuições – O método de ensino estudado contribui para a educação sobre ensino-aprendizagem e corrobora com trabalhos que discutem a formação de massa crítica no ensino superior.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i56.1379
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.