Avaliação da Eficiência das Empresas Hoteleiras do Algarve pela Metodologia Análise de Envoltória de Dados (DEA)
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

DEA
Empresas hoteleiras
Eficiência
Folgas
Pares.

Como Citar

Oliveira, R. S. L. P., Pedro, M. I. C., & Marques, R. D. R. da C. (2015). Avaliação da Eficiência das Empresas Hoteleiras do Algarve pela Metodologia Análise de Envoltória de Dados (DEA). RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(54), 788–805. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i54.1375

Resumo

Objetivo – Analisar os níveis de eficiência dos hotéis de 4 e 5 estrelas da região do Algarve em Portugal que operaram no período 2005-2007 e que se representam por um conjunto de empresas hoteleiras. A análise considerou dois modelos distintos: num são utilizadas variáveis com unidades em quantidades e no outro unidades monetárias. Foi também efetuada uma análise às folgas e pares.

Método – A metodologia utilizada foi a DEA (Data Envelopment Analysis) para analisar a eficiência de 28 hotéis no Algarve, em Portugal.

Fundamentação teórica – A importância do turismo é reconhecida universalmente. Este setor tem um elevado impacto a nível econômico, social, cultural e ambiental. Destinos globais e maior competitividade fazem da eficiência um grande desafio na indústria hoteleira nos dias de hoje. Em Portugal o Algarve é a região com mais atividade turística (70%) e é a zona que mais procura externa atrai. A aplicação de técnicas fronteiras no setot hoteleiro é ainda escassa em Portugal e inovadora.

Resultados – Os resultados sugerem que o modelo que adotou insumos com unidades monetárias, apresenta níveis de eficiência superiores. Foram encontrados níveis elevados de ineficiência e identificaram-se as boas práticas na indústria hoteleira Algarvia. Concluiu-se ainda que as diferenças de eficiência prendem-se com a gestão, o fraco uso de infraestruturas (época baixa), a sazonalidade e o ambiente institucional e contextual.

Contribuições – Na literatura não froam encontrados estudos de abordagem comparativa levando em conta a natureza dos insumos (físicos/operacionais versus econômico/financeiros).

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i54.1375
PDF
PDF (English)

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.