Estruturação do Campo Organizacional das Agroindústrias Exportadoras de Polpa de Açaí
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Agroindústrias. Organizações. Campo organizacional. Isomorfismo.

Como Citar

Farias Filho, M. C., & Sousa, J. W. (2013). Estruturação do Campo Organizacional das Agroindústrias Exportadoras de Polpa de Açaí. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(47), 169–185. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i47.1353

Resumo

Este artigo trata da estruturação do campo das agroindústrias exportadoras de polpa de açaí. Trata-se de uma indústria que vem crescendo a partir de pequenas unidades artesanais de processamento para fábricas que incorporam tecnologias de produto, processo e gestão atuando no mercado nacional e internacional. A pesquisa tem como referencial analítico a teoria institucional para o estudo das organizações. É uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, complementada com entrevista semiestruturada em duas empresas localizadas no município de Castanhal (PA), escolhidas por suas trajetórias e pela quantidade de informações fornecidas. Os resultados demonstram que está sendo estruturado um campo organizacional das agroindústrias exportadoras de açaí em processo de isomorfismo. Conclui que as fontes de isomorfismo são as agências reguladoras, clientes, profissionais contratados e sindicato das empresas agroindustriais, que facilitam o fluxo de informações entre as empresas.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i47.1353
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.