Influência de Estilos de Vida Associados a Hábitos Alimentares no Consumo de Pratos Prontos: estudo comparativo entre São Paulo e Roma
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Palavras-chave

Estilo de vida. Hábito alimentar. Comportamento do consumidor Itália-Brasil.

Como Citar

Siekierski, P., Ponchio, M. C., & Strehlau, V. I. (2013). Influência de Estilos de Vida Associados a Hábitos Alimentares no Consumo de Pratos Prontos: estudo comparativo entre São Paulo e Roma. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(48), 325–342. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1223

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é identificar os estilos de vida relacionados ao consumo de pratos prontos no Brasil e na Itália. Como objetivos específicos têm-se (1) validar a escala de Bae, Chae e Ryu (2010) nos contextos brasileiro e italiano e (2) comparar e relacionar os estilos de vida a características sociodemográficos. Sabe-se que mudanças no estilo de vida de indivíduos do mundo ocidental têm aumentado a demanda por conveniência na preparação das refeições. Consumidores trabalham mais horas, gastam mais tempo no trânsito e desejam maximizar o tempo de lazer cada vez mais limitado, exigindo, assim, produtos e serviços que facilitem e apoiem a vida agitada. Para a pesquisa survey foram coletados dados de 155 consumidores italianos de Roma e 200 brasileiros de São Paulo escolhidos de maneira não probabilística por conveniência. Dentre os principais resultados destaca-se que os romanos valorizam mais as dimensões tradição e saúde, ao passo que os paulistanos preferem conveniência e sabor. As variáveis gênero, idade, número de pessoas no domicílio e tipo de família possuem associação com os estilos de vida, bem como com o consumo efetivo de pratos prontos. Acredita-se que os resultados apresentados possam ser relevantes tanto para o desenvolvimento de novos produtos como para o posicionamento de produtos e marcas atuantes nesses mercados ou, ainda, para identificar novos segmentos de mercado ou compreender diferentes gerações de consumidores.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i48.1223
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