Avaliação de Resultados no Varejo de Serviço sob a Ótica do Consumidor
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Palavras-chave

Qualidade do relacionamento. Varejo de serviço. Resultado financeiro.

Como Citar

Francisco-Maffezzolli, E. C., & Prado, P. H. M. (2013). Avaliação de Resultados no Varejo de Serviço sob a Ótica do Consumidor. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(46), 112–128. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i46.1183

Resumo

O presente estudo se propõe a avaliar a relação entre resultado financeiro e avaliação não financeira sob a ótica do consumidor, considerando o contexto de telefonia celular brasileiro. De acordo com a teoria de relacionamento com o consumidor, é esperada maior rentabilidade de clientes satisfeitos e que tenham perspectiva de longo prazo com o uso dos serviços da empresa. Para isso, avaliações não financeiras, como satisfação, comprometimento, confiança e lealdade foram relacionadas com o resultado financeiro de acordo com informações de consumo declaradas por consumidores. Foram pesquisados 493 casos em caráter não probabilístico entre clientes de quatro operadoras de telefonia celular. O modelo de avaliação foi corroborado, embora a relação esperada entre satisfação e lealdade com o retorno financeiro não tenha sido observada. Os resultados encontrados sugerem avaliações específicas do setor, em que o comportamento do usuário de telefonia celular não se mostra de forma linear. Os achados sugerem novas perspectivas de análise de qualidade do relacionamento para clientes de mercados em expansão que contam com vasta oferta entre concorrentes.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i46.1183
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