Resumo
Este artigo proporciona uma revisão da contribuição de John Dunning na pesquisa em negócios internacionais, para entender o impacto de sua obra e do paradigma Eclético na disciplina. A contribuição de Dunning e do paradigma Eclético – usualmente referido como OLI – é uma referência central na pesquisa atual em negócios internacionais e, mais frequentemente, para o estudo de decisões de localização, investimento, modos de entrada e internacionalização e para a teoria da empresa multinacional. Primeiro, fazemos uma revisão dos fundamentos da contribuição acadêmica de Dunning. Segundo, metodologicamente, realizamos um estudo bibliométrico dos artigos publicados em 14 periódicos acadêmicos de alta reputação na área da Administração, em um período de 31 anos, entre 1980 e 2010. Uma amostra de 697 artigos que citam o trabalho de Dunning apoia a análise de matrizes de citações e cocitações e dos temas abordados, permitindo verificar a influência dos trabalhos de Dunning na disciplina de negócios internacionais e em Administração, em sentido mais amplo. Este estudo permitiu identificar a rede de ligações do paradigma Eclético de Dunning com uma variedade de teorias, conceitos e autores em negócios internacionais, além de com os principais temas estudados na disciplina. Observamos as ligações com a teoria dos custos de transação, visão baseada nos recursos, organização industrial e teoria evolucionária. Contribui, também, para os acadêmicos compreenderem melhor o desenvolvimento da disciplina e a estrutura do conhecimento nas inter-relações entre teorias e autores. Alguns autores, como John Dunning, marcam a forma como as disciplinas e o conhecimento evoluem com suas contribuições. O trabalho de Dunning, no paradigma Eclético, sistematizou três condições que presidem a internacionalização das empresas e é hoje uma referência para a prática empresarial, os acadêmicos e a pesquisa.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.