Resumo
O presente artigo busca explorar e compreender como se aplica a Inovação de Processos (IP) em administrações locais espanholas ao longo dos anos. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo com o método de caso de quatro prefeituras (ayuntamientos) espanholas, utilizando para a coleta de dados as seguintes estratégias: observação direta, observação participativa, análise documental e entrevistas semiestruturadas em profundidade. As teorias ou escolas de pensamento sobre as quais o estudo é sustentado incluem a administração pública e a gestão de operações em seu campo de inovação de processos. Os resultados indicam que a aplicação de IP nos governos locais é apresentada por meio de uma série de etapas evolutivas e atividades de melhoria. O impacto ocorrido nos diferentes processos e serviços públicos foi benéfico em términos de desempenho interno e satisfação ao cidadão. Portanto, quando tais instituições públicas contaram com a vontade e o compromisso por parte dos políticos e diretivos técnicos para inovar seus processos de trabalho, tais esforços foram levados à prática de maneira sustentável ao longo dos anos. Trata-se de um dos primeiros estudos a explorar a aplicação da inovação de processos na gestão pública dos governos locais.Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.