Pertencer a Redes Industriais: reduzindo os efeitos da distância psíquica na internacionalização da empresa
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Palavras-chave

Redes. Teorias da internacionalização. Distância psíquica.

Como Citar

Santos, J. C., Ferreira, M. P., & Reis, N. M. R. dos. (2012). Pertencer a Redes Industriais: reduzindo os efeitos da distância psíquica na internacionalização da empresa. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 14(45), 438–452. https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i45.1082

Resumo

A perspectiva da teoria de redes sobre a internacionalização das empresas foi escolhida por diversos autores de negócios internacionais para sua pesquisa. As empresas estão cada vez mais envolvidas em operações internacionais e precisam aprender a se adaptar aos meios idiossincráticos que encontram nos mercados internacionais. Este artigo propõe um modelo conceptual que sugere que a integração em redes industriais aumenta a competitividade nos mercados internacionais. A integração em uma rede permite aceder a conhecimento e a um conjunto alargado de recursos físicos, técnicos, financeiros e de reputação que facilitam a adaptação às várias dimensões – econômica, política, legal, cultural – dos ambientes internacionais de negócios. A integração em redes sociais e de negócios pode facilitar a internacionalização ao reduzir a distância psíquica percebida das empresas.

Palavras-chave: Redes. Teorias da internacionalização. Distância psíquica.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i45.1082
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