Resumo
Diversos são os estudos bibliométricos relacionados a métodos de custeio. Tais pesquisas, no entanto, são dispersas em relação ao período de análise, ao local de publicação e socialização dos estudos analisados e ao recorte longitudinal estabelecido, entre outras questões de desenho metodológico. Assim, o objetivo deste estudo foi compilar e complementar os estudos bibliométricos apresentados sobre Custeio Baseado em Atividades, Custo Meta, Kaizen, Teoria das Restrições e Unidade de Esforço de Produção, tendo como base de dados as 17 primeiras edições do Congresso Brasileiro de Custos (CBC). Similar à trajetória metodológica realizada pelos estudos bibliométricos anteriores sobre o tema, realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio das técnicas de meta-análise e análise de conteúdo. Os resultados apontaram que não houve distribuição normal no volume de artigos socializados no decorrer dos anos, que o Custeio Baseado em Atividades foi o tema mais pesquisado, seguido da Teoria das Restrições e, por último, apareceram juntos Custo Meta, Kaizen e Unidade de Esforço de Produção. Os achados também indicaram que os livros ainda são as principais fontes de referências dos estudos sobre métodos de custeio. A natureza das pesquisas aproximou-se no tocante aos aspectos prático e teórico; as pesquisas voltadas aos vários métodos de custeio componentes da amostra, porém, não se relacionaram.Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.