Fatores Críticos de Sucesso para a Gestão do Conhecimento em uma Instituição de Educação Superior Privada
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Palavras-chave

Gestão do conhecimento. Instituição de Educação Superior. Fatores críticos de sucesso aplicados à Instituição de Educação Superior.

Como Citar

Silva Junior, A. da, Polizel, C. E. de G., & Silva, P. de O. M. da. (2012). Fatores Críticos de Sucesso para a Gestão do Conhecimento em uma Instituição de Educação Superior Privada. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 14(42), 102–122. https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i42.1006

Resumo

Objetiva-se descrever e analisar como a representatividade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) influencia os fatores críticos de sucessos (FCS) aplicados à gestão do conhecimento em uma Instituição de Educação Superior (IES) privada. Para isso, realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma IES localizada no Paraná, tendo como referência os resultados do Enade de 2006. Os dados foram coletados por meio de triangulação e submetidos a análise temática de conteúdo. A análise dos dados indica que os resultados do Enade tiveram sua representatividade gradativamente ampliada ao longo dos anos na IES. Verificou-se que os seis FCS aplicados à IES tiveram influência no resultado obtido pela IES no Enade 2006, que foi considerado como positivo pela instituição. Dois FCS aplicados à IES destacaram-se, porém, em relação aos demais: políticas educacionais e avaliação institucional. Observou-se que o movimento de aproximação da entidade mantenedora em relação à entidade mantida acabou por influenciar e interferir na gestão universitária e, consequentemente, na gestão do conhecimento. Por fim, os dados permitiram caracterizar a gestão do conhecimento na IES, como ainda incipiente, indicando que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Instituição de Educação Superior. Fatores críticos de sucesso aplicados à Instituição de Educação Superior.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i42.1006
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