O uso dos quipus como ferramenta de controle tributário e de accountability dos incas
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

História da contabilidade
controle contábil
tributação inca
accountability inca
quipus.

Cómo citar

Schmidt, P., & dos Santos, J. L. (2017). O uso dos quipus como ferramenta de controle tributário e de accountability dos incas. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(66), 626. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3099

Resumen

Objetivo – Esse estudo objetiva apresentar como eram procedidos os controles tributários e o processo de accountability na sociedade inca.

Metodologia – Para tanto, foi realizada uma análise bibliográfica e documental sobre o uso do quipu na civilização inca, aplicando-se uma abordagem qualitativa.

Resultados – Os resultados do estudo indicam que os quipus incaicos representaram os principais instrumentos de registro e reporte da gestão tributária adotados pelo Império Inca, tendo na figura dos Quipucamayocs a responsabilidade pela sua confecção, com a certeza de que as informações geradas e consolidadas nos quipus imperiais, estavam corretas, considerando que esses profissionais pagavam com a vida em caso de erros.

Contribuições – As principais contribuições do estudo à Contabilidade estão relacionadas com o entendimento da origem do desenvolvimento de ferramentas de controle tributário e de prestação de contas criadas no Império Inca, antes das invasões espanholas, que apoiaram significativamente o desenvolvimento de uma das primeiras sociedades americanas.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3099
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.