Analfabetismo financeiro e histórico de crédito do cliente
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Palabras clave

Marca depreciativa
analfabetismo financeiro
alfabetização financeira
título de capitalização
investimento

Cómo citar

Santos, D. B., & Netto, H. G. (2020). Analfabetismo financeiro e histórico de crédito do cliente. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22, 421–436. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i0.4058

Resumen

Objetivo – Estudamos como o analfabetismo financeiro afeta a probabilidade de uma marca depreciativa no histórico de crédito do cliente.

 

Metodologia – Utilizamos a Pesquisa Nacional sobre inclusão financeira no Brasil, com informações sobre uso e gastos financeiros do chefe de família. Para estimar o impacto do analfabetismo financeiro na probabilidade de uma marca depreciativa, utilizamos o modelo logístico para calcular o odds ratio (razão de possibilidades).

 

Resultados – Nosso principal resultado é que os analfabetos financeiros têm entre 57% e 143% mais chances de ter uma marca depreciativa. Constatamos que idade, renda, despesas e aposentadoria impactam positivamente na probabilidade de uma marca depreciativa, enquanto o casamento tem impacto negativo. O gênero não tem impacto na probabilidade de marca depreciativa.

 

Contribuição – O estudo utiliza um novo elemento representativo para o analfabetismo financeiro e o correlaciona à decisão de investimento e dívida de uma família com um conjunto exclusivo de dados.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i0.4058
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