Resumen
Objetivo – O presente artigo examina a capacidade do modelo contábil de avaliação de Lyle, Callen e Elliott (2013) para a previsão de retornos (custo de capital) no mercado de capitais brasileiro.
Metodologia – Para o experimento, a capacidade do modelo de gerar retornos esperados (custo de capital), além de prever preços, foram utilizadas as regressões mensais de seção transversal de Fama-MacBeth (1973). A sensibilidade a diferentes fatores de risco, sobretudo a todo o risco econômico (sistemático), também foi testada a fim de prever retornos usando uma abordagem em dois estágios.
Resultados – Os resultados mostraram que, mesmo em condições diferentes, o modelo contábil avaliado apresenta desempenho insatisfatório com dados de países emergentes, durante o período analisado. Além disso, a sensibilidade do retorno aos fatores de risco empregados não foi determinante para as previsões. Os resultados, entretanto, mostraram consistência na previsão de preços, sendo uma evidência condizente com o trabalho aplicado no mercado americano.
Contribuições – Para o caso brasileiro, o modelo não foi bem-sucedido em capturar a dinâmica do retorno dos ativos, mostrando que o mercado de capitais em análise tem características próprias e requer uma metodologia que considere esse fato.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.