Desvios das compras planejadas: histórico de aprendizado do consumidor e implicações da definição comportamental para os gastos do consumidor
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Palabras clave

Modelo de perspectiva comportamental
gastos do consumidor
histórico de aprendizado do consumidor
configuração do comportamento do consumidor
compras de rotina.

Cómo citar

Almeida, M. I. S. de, Coelho, R. L. F., Porto, R. B., & Oliveira, D. S. (2020). Desvios das compras planejadas: histórico de aprendizado do consumidor e implicações da definição comportamental para os gastos do consumidor. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(2), 331–347. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i2.4053

Resumen

Objetivo – Os gastos do consumidor são uma medida essencial do desempenho e os tomadores de decisão do varejo geralmente têm dificuldade para entender quais fatores influenciam essa variável de resposta. Propomos que os desvios das compras planejadas são classes específicas de comportamento do consumidor e que podem explicar os gastos.

 

Metodologia – O estudo envolveu um experimento de campo em um supermercado observando 372 compras durante por 13 semanas.

 

Resultados – Os resultados mostram a importância do histórico de aprendizado do consumidor na previsão de grupos de consumidores e a importância destes grupos na explicação dos gastos do consumidor.

 

Contribuições – Os resultados destacam que os grupos de desvio são os principais responsáveis por gastar mais ou menos dinheiro em compras e a importância do histórico de aprendizado do consumidor e da configuração comportamental contribuem na explicação do comportamento. Assim, este resultado amplia o escopo do BPM, geralmente enfocado em resultados no nível da marca.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i2.4053
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