Medidas de risco e o paradoxo risco-retorno: uma análise no contexto da crise
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Crise global
falha corporativa. capacidade de previsão. risco
paradoxo risco-retorno
paradoxo de Bowman.

Cómo citar

Muñoz, R. M., Pablo, J. D. S. de, Salinero, Y., & Peña, I. (2020). Medidas de risco e o paradoxo risco-retorno: uma análise no contexto da crise. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(2), 348–362. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i2.4049

Resumen

ObjetivoO objetivo deste estudo é analisar, no contexto da última crise econômica, a capacidade de previsão das diferentes medidas de risco e a relação entre risco e retorno.

 

MetodologiaSelecionamos três medidas de risco construídas usando dados contábeis anuais obtidos de empresas espanholas. Uma regressão logística foi então desenvolvida para verificar se as previsões das empresas estavam corretas, considerando aquelas que conseguiram sobreviver à crise. Uma regressão linear múltipla foi empregada posteriormente para revisar o paradoxo de Bowman, ou seja, a relação risco-retorno.

 

Resultados – Os resultados da pesquisa apoiam as duas hipóteses formuladas: uma medida de variabilidade do risco tem poder preditivo maior do que o das medidas de risco descendentes; e o paradoxo risco-retorno tem maior probabilidade de existir no ambiente mais incerto de um período pré-crise.

 

Contribuições – Os gestores podem empregar as estruturas desenvolvidas neste estudo como importantes ferramentas de diagnóstico, a fim de obter um aviso sobre a iminência de uma falha na empresa. Uma análise dessa natureza permitirá que a empresa tome as medidas apropriadas para interromper o processo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i2.4049
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.