A influência divergente da responsabilidade social no envolvimento dos funcionários sob a ótica do status matrimonial: evidências das instituições de ensino superiores
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Palavras-chave – Ética e responsabilidade social
Responsabilidade Social Corporativa Interna
envolvimento dos funcionários
acadêmicos
Análise de Vários Grupos

Cómo citar

Mei Peng, L. (2020). A influência divergente da responsabilidade social no envolvimento dos funcionários sob a ótica do status matrimonial: evidências das instituições de ensino superiores. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(2), 205–231. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i2.4046

Resumen

Objetivo – Esta pesquisa tem dois objetivos. Em primeiro lugar, estudar a influência da responsabilidade social no envolvimento dos funcionários em um ambiente não comerciais, particularmente nas instituições do ensino superior. A Responsabilidade Social Corporativa Interna e os Papéis Percebidos da Ética e da Responsabilidade Social foram utilizados para medir o aspecto da responsabilidade social. Em segundo lugar, o estudo explora a plausível diferença do tema da pesquisa entre dois grupos heterogêneos de acadêmicos.

 

Metodologia – A abordagem quantitativa e o método de amostragem não-probabilística foram utilizados nesta pesquisa. Um questionário autoaplicável contendo informações demográficas dos entrevistados e principais construtos da estrutura da pesquisa foi distribuído entre os entrevistados. A modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais foi usada para avaliar a previsibilidade do modelo e a  análise multi-grupo foi realizada para examinar as diferenças entre acadêmicos não casados e casados.

 

Resultados - Os resultados revelam que os Papéis Percebidos da Ética e da Responsabilidade Social e da Responsabilidade Social Corporativa Interna estão significativamente relacionados ao Envolvimento Profissional dos acadêmicos. Isso conclui que a ética e a responsabilidade social têm influência semelhante em ambientes não comerciais, como instituições de ensino superior. Um resultado insignificante é obtido para os dois grupos heterogêneos de acadêmicos não casados e casados.

 

Contribuição - Esta pesquisa fornece informações sobre os papéis da ética e da responsabilidade social em um ambiente não comercial, por exemplo, em instituições de ensino superior. Também complementa o entendimento da influência insignificante em acadêmicos casados e não casados. Isso serve como uma boa informação para o administrador de instituições de ensino superior, como forma alternativa de melhorar o envolvimento dos acadêmicos no local de trabalho.

 

 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i2.4046
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.