Os funcionários são bem avaliados em suas ações de RSC? A percepção dos gestores em um país emergente
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Responsabilidade social corporativa
envolvimento do funcionário
banco
país emergente
confiança nos negócios.

Cómo citar

Bolaños, E. L., & del Brio, J. (2020). Os funcionários são bem avaliados em suas ações de RSC? A percepção dos gestores em um país emergente. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(1), 85–103. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4036

Resumen

Objetivo – Este artigo testa a influência do envolvimento dos funcionários nas atividades de RSC na percepção do gestor sobre a confiança nos negócios.

 

Metodologia – Utilizou-se uma metodologia quantitativa para contrastar as hipóteses apresentadas neste artigo. A pesquisa empírica começou em março de 2016. Em abril de 2016, o questionário foi enviado por e-mail aos 1.745 gestores dos diversos bancos com uma mensagem explicando a relevância da pesquisa. O processo de coleta de dados terminou em julho de 2016.

 

Resultados – O modelo causal comprovou que a influência da percepção do envolvimento dos funcionários nas ações de RSC dos bancos peruanos melhora a percepção de confiança nos negócios pelos gestores. A relação encontrada não foi estatisticamente significativa ao nível de p < 0,05. Portanto, a avaliação do envolvimento dos funcionários na RSC em bancos peruanos não influencia significativamente a confiança nos negócios.

 

Contribuições – A principal contribuição deste artigo é o fato de ele analisar empiricamente como a confiança nos negócios é percebida pelos gestores e como ela é influenciada pela percepção do envolvimento dos funcionários nas ações de RSC em um contexto pouco investigado, um país emergente.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4036
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.