Resumen
Objetivo – Analisar em que medida a presença de mulheres no conselho de administração e o género do CEO e do CFO afetam a gestão de resultados e, consequentemente, a qualidade da informação financeira das empresas cotadas europeias.
Metodologia – Abordagem quantitativa, com informação retirada da base de dados Bloomberg, complementada com a recolha manual de dados dos relatórios financeiros, numa amostra de empresas cotadas de 17 paises europeus, para o periodo de 2007-2013.
Resultados – Os principais resultados do estudo sugerem que apenas o género do CFO tem impacto na magnitude e direção da gestão de resultados. Empresas com CFO de género feminino fazem menos gestão de resultados do que as empresas com CFO de género masculino. Também existe evidencia de que os as mulheres fazem gestão de resultados no sentido descendente, ou seja, usam os accruals discricionários para gerirem os resultados para baixo.
Contribuições – Contribuir para a ainda escassa literatura sobre o impacto da diversidade do género na gestão de resultados e na qualidade do relato financeiro, apostando numa abordagem internacional, dado que a maioria dos estudos analisa a realidade de um único país, concretamente a dos EUA.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.