Imposto de renda de empresas portuguesas de capital aberto em relatórios financeiros e de Responsabilidade Social Corporativa
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Impostos sobre a renda
divulgação
Responsabilidade social corporativa
alíquota efetiva de imposto

Cómo citar

Neves, J. C., & de Albuquerque, F. H. F. (2019). Imposto de renda de empresas portuguesas de capital aberto em relatórios financeiros e de Responsabilidade Social Corporativa. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(3), 464–485. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4009

Resumen

Objetivo – O objetivo do estudo foi avaliar a divulgação de informações sobre imposto de renda pela perspectiva da responsabilidade social. Especificamente, a pesquisa tem como objetivo averiguar a relação entre os diversos aspectos da divulgação de informações sobre o imposto de renda, ou seja, a abrangência, a alíquota efetiva e a divulgação de informações tributárias em relatórios de responsabilidade social corporativa, além de vários fatores como porte, lucratividade, alavancagem e setor.

 

Metodologia – Os dados levantados nos relatórios financeiros e de responsabilidade social corporativa no período de 2010 a 2014 de entidades que ingressaram no Índice da Bolsa de Valores de Portugal (Portuguese Stock Index - PSI) 20 foram utilizados para criar dois índices. Utilizando a técnica de regressão logística para avaliar os dados coletados para dois modelos executados, os índices foram usados como variáveis dependentes no primeiro modelo, e como a alíquota efetiva de imposto no segundo modelo. O porte, lucratividade, alavancagem, setor e a alíquota efetiva foram escolhidos como variáveis independentes.

 

Resultados – Os resultados demonstram a existência de uma relação entre índices de divulgação e porte (positiva), alavancagem (negativa) e setor (negativa). Para a alíquota efetiva de imposto, apenas o setor revelou uma relação positiva significativa.

 

Contribuições – O estudo contribui para essa questão relativamente nova de ver os impostos sobre a renda como uma questão de responsabilidade social corporativa, concentrando-se nos relatórios. Os autores entendem que este estudo é único no que se refere à análise dos dados coletados sob a perspectiva da responsabilidade social corporativa.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4009
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.