Posicionamento de marca em instituição de ensino superior: a percepção das coortes geracionais brasileiras
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Palabras clave

Posicionamento
marca
coortes geracionais
IES
ensino superior.

Cómo citar

Ostermann, C. M., Moyano, C. M., & Laufer, J. (2019). Posicionamento de marca em instituição de ensino superior: a percepção das coortes geracionais brasileiras. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(3), 416–434. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4006

Resumen

Objetivo – O estudo teve como objetivo avaliar como diferentes coortes geracionais brasileiras que se relacionam de forma direta com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) percebem o posicionamento de marca da universidade.

 

Metodologia – Foi realizado estudo multimétodo, com amostra de 273 indivíduos formada por alunos e staff da UERGS (professores, técnicos-administrativos e gestores).

 

Resultados – Os resultados da pesquisa sugerem que há diferença na percepção do posicionamento de marca da UERGS entre indivíduos de diferentes coortes geracionais. A coorte Individualismo demonstrou percepção mais negativa do posicionamento entre as coortes testadas; a coorte Pós 1992 percebeu mais negativamente o posicionamento do que a coorte Década Perdida; a coorte Década Perdida é a coorte com a percepção mais positiva do posicionamento entre as coortes testadas.

 

Contribuições – A pesquisa avaliou de forma inédita se há diferenças entre coortes geracionais na percepção do posicionamento de marca de uma instituição de ensino superior (IES). Os resultados colaboram para a discussão das características de coortes geracionais em ambiente brasileiro e o impacto que as diferenças geracionais podem ocasionar na percepção do posicionamento de marca.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i3.4006
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