Criação de capacitações dinâmicas e sua evolução por meio de projetos de engenharia
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Capacitação dinâmica
indicadores
serviços de engenharia
Petrobras

Cómo citar

Freitas, S. de L. T. U., & Salerno, M. S. (2018). Criação de capacitações dinâmicas e sua evolução por meio de projetos de engenharia. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(4), 495–515. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3950

Resumen

Objetivo – Com base em estudos de caso em empresas de serviços de engenharia contratadas pela Petrobras, com forte demanda de construção de capacitações dinâmicas em sua base de fornecedores, procuramos entender como essas capacitações são construídas ao longo do tempo. Consequentemente, propomos novos indicadores de capacitações dinâmicas (CDs) e testamos sua relevância empiricamente.

 

Metodologia – Inicialmente, analisamos a relação de 14 empresas de serviços de engenharia com a Petrobras. Em seguida, selecionamos dois casos para realizar uma investigação mais profunda, avaliando três projetos com a Petrobras em cada caso e identificando a criação de capacitações dinâmicas durante os projetos.

 

Resultados – Ao realizar uma análise abrangente dos estudos de caso, concluímos que, por meio de seus contratos com a Petrobras, as empresas de serviços de engenharia desenvolvem capacitações que aumentam a qualidade e a complexidade dos serviços prestados. Os quatro indicadores propostos foram validados em campo.

 

Contribuições – Estudos empíricos contribuem para a compreensão das várias interpretações teóricas das CDs. Nos casos estudados, a criação de CDs está vinculada a novos projetos com o cliente. O acúmulo de conhecimento e aprendizagem, quando transformado em rotinas e práticas de aprendizagem, permite que as empresas desenvolvam ou reformulem as habilidades existentes.  

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3950
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.