Cultura organizacional e marketing de relacionamento: uma perspectiva interorganizacional
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Palabras clave

Cultura organizacional
marketing de relacionamento
perspectivas culturais
relacionamentos interorganizacionais
cultura interorganizacional.

Cómo citar

Larentis, F., Antonello, C. S., & Slongo, L. A. (2017). Cultura organizacional e marketing de relacionamento: uma perspectiva interorganizacional. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(1), 37–56. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3688

Resumen

Objetivo – Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos
interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais
organizacionais.


Metodologia – Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos
em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade,
observação e análise de dados com base na grounded theory.


Resultados – Identificou-se a importância da confiança, do
comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem
nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de
papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de
pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações.


Contribuições – Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura
interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados
compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações,
em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da
fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos através da
intersecção de culturas, ou seja, uma cultura das fronteiras.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3688
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