Consumidores em rede social: a percepção da qualidade do vestuário por gênero
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Palabras clave

Vestuário
avaliação
consumidores.

Cómo citar

Freire Castelo, J. S., & Cabral, J. E. de O. (2017). Consumidores em rede social: a percepção da qualidade do vestuário por gênero. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(1), 22–36. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3684

Resumen

Objetivo – O objetivo geral deste artigo é avaliar os atributos
determinantes da percepção da qualidade do vestuário pelos usuários
de uma rede social e verificar se existem diferenças de avaliação desses
determinantes entre os gêneros.


Metodologia – Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa
com uma amostra de 295 consumidores. Todos os participantes,
independentemente do sexo, foram solicitados a acessar o link do site
SurveyMonkey e a responder os fatores relacionados à qualidade do
vestuário para homens e mulheres. A análise dos dados foi realizada
utilizando estatística descritiva e análise de variância (ANOVA).


Resultados – Os principais resultados mostram que 1) a avaliação
geral dos consumidores de vestuários sobre a importância de levar
em consideração os atributos de qualidade no processo de tomada de
decisão na aquisição de vestuário é bastante alta, especialmente para
as mulheres em relação à roupa masculina; 2) as mulheres apresentam
uma percepção superior aos homens em relação à avaliação dos atributos
de qualidade tanto da roupa feminina quanto da roupa masculina; e
3) os consumidores de vestuários, em particular os consumidores de
produtos para mulheres, consideram apenas a compra de tais produtos
se apresentam, em particular, estilo, qualidade de tecido e preço justo.

Contribuições – Esta pesquisa preenche algumas lacunas teóricas e
metodológicas no que diz respeito à ênfase nas diferenças de gênero
na avaliação da qualidade do vestuário. Isso está de acordo com as
conclusões de pesquisa de qualidade feitas há muito tempo, como Olson
& Jacoby’s (1972), que as descobertas são específicas para o tipo de
produto e/ou consumidor investigado. Portanto, as generalizações além
do produto ou os consumidores examinados são de validade duvidosa.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3684
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