Mulheres empreendedoras no Brasil: quais seus medos?
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Palabras clave

Mulheres empreendedoras
medo
emoções
Brasil.

Cómo citar

Maciel de Camargo, R. A. M., Lourenço, M. L., & Ferreira, J. M. (2018). Mulheres empreendedoras no Brasil: quais seus medos?. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(2), 178–193. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i2.3578

Resumen

Objetivo – Este artigo tem como objetivo geral investigar os medos das
mulheres empreendedoras em negócios consolidados, em face à atual
situação de instabilidade política e econômica no Brasil.


Metodologia – A abordagem escolhida foi qualitativa de natureza
interpretativa, tendo como técnica de coleta de dados, a entrevista
em profundidade com empreendedoras experts e com negócios já
consolidados. As categorias não foram definidas a priori, mas surgiram
de maneira indutiva a partir da fala das entrevistadas.


Resultados – Os resultados indicam que o medo presente na atividade
empreendedora vai além daqueles que permeiam a abertura de um
negócio e na sua continuidade, como o medo da falência. Percebeu-se
que, durante a trajetória empreendedora, os medos vão sendo alterados
e podem ser agrupados nas seguintes categorias: medos relacionados
ao futuro do empreendimento e da empreendedora; medos específicos
do setor de atuação; medos relacionados a aspectos financeiros. A
instabilidade econômica do Brasil parece ser fator agravante e esteve
presente durante todo o tempo na fala das mulheres.


Contribuições – A contribuição teórica deste estudo está fundada
na constatação de que existem medos que podem ir se alterando
conforme a mulher e o empreendimento amadurecem. Tal constatação
vai além dos medos comumente encontrados na literatura, que são
o medo de abrir um novo negócio e o de fracasso ou falência. Este
trabalho alinha-se àqueles que tratam das emoções que permeiam a
atividade empreendedora. Como contribuição prática, ao admitir
que as mulheres têm diferentes tipos de medo ao longo do tempo, os
programas de treinamento empresarial podem contemplar, além dos
aspectos técnicos, as dimensões emocionais, preparando melhor as
mulheres empreendedoras.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i2.3578
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