Visão relacional: desafios futuros para uma expectativa não confirmada
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Palabras clave

Visão relacional
criação de valor
relacionamentos comprador-fornecedor.

Cómo citar

Tescari, F. C., & Brito, L. A. L. (2018). Visão relacional: desafios futuros para uma expectativa não confirmada. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(3), 461–487. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3541

Resumen

Objetivo – Apesar de um aparente potencial teórico, a visão relacional,
proposta por Dyer e Singh (1998), não se consolidou como um
arcabouço teórico dominante, uma vez que é raro o uso concomitante
de seus construtos principais. Este artigo propôs-se a testar a visão
relacional a partir do impacto de seus construtos no valor econômico
criado nos relacionamentos entre compradores e fornecedores.


Metodologia – O estudo foi realizado com uma survey com 121
respondentes no setor químico brasileiro. Para a análise dos modelos
de mensuração e teste das hipóteses, foram utilizadas análise fatorial
confirmatória e regressão linear múltipla.


Resultados – Um limitado suporte às hipóteses testadas sugere
que a operacionalização da visão relacional como teoria explicativa
requer maior aprofundamento. A especificidade dos ativos parece
ser o construto mais sólido com efeito relevante no valor advindo do
relacionamento e presente em alguns efeitos moderadores de variáveis
do ambiente. Os resultados também sugerem que a governança
relacional teve algum efeito no valor capturado pelo fornecedor.


Contribuições – Além da necessidade de revisão da operacionalização
da visão relacional, a forma proposta para medição de valor contribuiu
para identificar diferenças entre o valor criado para o comprador e para
o fornecedor. As escalas de medição de criação de valor apresentaram
boa qualidade de ajuste e representam, também, uma contribuição
para pesquisas futuras relacionadas.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3541
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