Comportamento do consumidor em canais cruzados e seus benefícios: validação de escala para avaliar o desempenho do processo de compra
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Palabras clave

Canais cruzados
escala psicométricas
validação estatística
comportamento do consumidor
desempenho do consumidor.

Cómo citar

Porto, R. B., & Okada, S. I. (2018). Comportamento do consumidor em canais cruzados e seus benefícios: validação de escala para avaliar o desempenho do processo de compra. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(3), 443–460. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3415

Resumen

Objetivo - Este trabalho desenvolveu e validou uma escala sobre o
comportamento em canais cruzados e de seus benefícios capazes de
averiguar o desempenho do processo de compra do consumidor.


Metodologia - A amostra de 451 consumidores preencheu questionários
para fins de validação estatística. Foram testados três constructos
reflexivos de primeira ordem do CCC e quatro dos benefícios do CCC,
com modelos formativos de segunda e terceira ordem.


Resultados - A validação indicou que todos os constructos têm
validade convergente e discriminante. O CCC é formado por busca
de informação simultânea, comparação de produtos/preços e interação
com o varejista/fabricante e os benefícios são simbólicos/utilitários
e positivos/negativos. O coeficiente entre CCC e seus benefícios é
considerável, tendo as evitações de problemas do processo de compra
como resultado esperado.


Contribuições - O artigo destaca a construção conceitual do
comportamento do consumidor em canais cruzados como sendo
gerador do melhor desempenho do processo de compra. Pesquisadores
de marketing podem testar a frequência desse novo comportamento
nas relações de consumo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i3.3415
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