Determinantes da divulgação de informação sobre a estrutura de governança das empresas portuguesas1
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Palabras clave

Governança corporativa
índice de divulgação
relatórios anuais consolidados
Portugal.

Cómo citar

Cunha, V., & Rodrigues, L. L. (2018). Determinantes da divulgação de informação sobre a estrutura de governança das empresas portuguesas1. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(3), 338–360. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3359

Resumen

Objetivo – Este estudo analisa os determinantes da divulgação de
informação sobre a estrutura de governança (DIEG) de uma amostra
de empresas portuguesas listadas na Euronext Lisbon, entre 2005 e 2011.


Metodologia – Utilizando a técnica de análise de conteúdo, construiuse
um índice de divulgação para cada empresa e aplicou-se um modelo
de regressão ordinal logística para aferir as hipóteses.

Resultados – Os resultados sugerem que a participação de investidores
estrangeiros no capital, o tamanho e a independência do conselho
de administração, a qualidade da auditoria externa e o grau de
internacionalização das empresas melhoram o nível de DIEG. Por
sua vez, a concentração da propriedade, a existência de estruturas
de liderança unitárias e o endividamento exercem uma influência
negativa no nível de divulgação. Não foi possível constatar resultados
estatisticamente significativos para as variáveis participação da gestão
no capital e remuneração dos gestores com base em stock options em
Portugal.

Contribuições – Este estudo contribui para a literatura relativa à
divulgação de informação, tendo como foco a informação sobre a
estrutura de governança das empresas. Além disso, acrescenta à literatura
as dimensões: investidores qualificados estrangeiros, atribuição de
planos de ações aos membros do conselho de administração e grau de
internacionalização, até agora pouco exploradas. Por fim, é realizada
uma análise longitudinal e transversal ao longo de sete anos, pouco
utilizada em estudos prévios.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3359
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