Conceito de inovação no mercado de baixa renda
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Palabras clave

Mercado de baixa renda
inovação incremental
base da pirâmide
adoção de inovação
eletrodomésticos.

Cómo citar

Nogami, V. K. da C., Vieira, F. G. D., & Veloso, A. R. (2017). Conceito de inovação no mercado de baixa renda. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(1), 127–149. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3044

Resumen

Objetivo – Investigar o conceito e a adoção da inovação no mercado
de baixa renda.


Metodologia – Quatro estudos diferentes foram realizados:
primeiro, uma pesquisa Delphi, com 126 professores de marketing e
inovação de programas de pós-graduação; segundo, entrevistas com
13 profissionais, de assistência técnica e gerentes varejistas; terceiro,
dois grupos focais com os consumidores de baixa renda; e quarto,
pesquisa de levantamento com 390 entrevistados.


Resultados – Os resultados indicam que as inovações no mercado
de baixa renda são caracterizadas principalmente por adaptações e
ajustes nos produtos, com ênfase nas inovações incrementais, não
nas radicais. Adicionalmente, a adoção da inovação nesse contexto
se caracteriza como tardia, não inicial.


Contribuições – Em termos de contribuição teórica, o presente
artigo revela como o conceito de inovação é construído no mercado
de baixa renda. A partir de uma perspectiva construída coletivamente
com informações de diferentes agentes de mercado (indústria, varejo
e consumidores), os resultados se tornam robustos para compreender
o fenômeno. Adicionalmente, além dos diferentes agentes,
diferentes métodos de coleta e análise também foram utilizados no
intuito de potencializar os resultados. Essa contribuição coletiva,
fundamentada teoricamente na literatura de construção social,
entrevistando diferentes agentes de mercado e usando diferentes
abordagens metodológicas, potencializaram sinergicamente o
desenvolvimento do artigo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3044
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