¿Interesados o accionistas? Valores individuales de los miembros del consejo e identidad corporativa
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Prioridades axiológicas
stakeholders
conselho de administração
valores individuais.

Cómo citar

Barbero, E. R., & Marchiano, M. (2016). ¿Interesados o accionistas? Valores individuales de los miembros del consejo e identidad corporativa. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(61), 348–369. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.3020

Resumen

Objetivo – Este artigo diagnostica a relação entre os valores individuais
prioritários dos conselheiros de administração e a identidade a
stakeholders ou a shareholders de suas empresas. Foram testadas cinco
hipóteses relacionadas ao possível fato de que firmas com orientação
preponderante a resultados financeiros tenham conselheiros mais individualistas,
ao passo que aquelas inclinadas a stakeholders possuem
conselheiros que valorizam mais a coletividade.


Metodologia – Empreendeu-se uma enquete por meio do inventário
de valores de Schwartz (1992) em 74 membros de conselhos no Brasil.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi considerado como proxy
da orientação a stakeholders. Como técnica de análise, utilizou-se principalmente
o teste de Mann-Whitney com o intuito de verificar se as duas
amostras independentes foram extraídas de populações com média igual.


Resultados – Em parcial consonância com investigações anteriores,
as empresas orientadas a stakeholders apresentaram conselheiros com
valores menos individualistas. Entretanto, para os tipos motivacionais
individualistas, apenas Estimulação e Hedonismo foram mais observados
nas firmas não participantes do índice ISE.


Contribuições – Tal resultado amplia a compreensão sobre o poder
preditivo dos valores individuais e estende, entre outras, a publicação
de Adams, Licht e Sagiv (2011), que estudou experimentalmente a
mesma relação apenas no âmbito das escolhas individuais e em situação
laboratorial. O presente artigo contribui teoricamente ao incorporar o
âmbito da identidade organizacional ao tema. A imperfeita convergência
de achados sugere que há outros fatores se adicionam aos valores
individuais como preditores das orientações empresariais pró-acionistas
ou stakeholders.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.3020
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.