Red flags na detecção de fraudes em cooperativas de crédito: percepção dos auditores internos
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Red flags
Fraudes
Auditor Interno
Cooperativas de Crédito.

Cómo citar

Baú Dal Magro, C., & Da Cunha, P. R. (2017). Red flags na detecção de fraudes em cooperativas de crédito: percepção dos auditores internos. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(65), 469–491. https://doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2918

Resumen

Objetivo – Os red flags são mecanismos que podem ser utilizados pelos auditores internos para antecipação na detecção de possíveis fraudes. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi verificar a relevância que os auditores internos de cooperativas de crédito atribuem aos red flags na avaliação do risco de ocorrência de fraudes.

Metodologia – Este artigo é caracterizado quanto aos objetivos como descritivo, quanto aos procedimentos como survey e a abordagem do problema de cunho quantitativo. A amostra é composta de 51 auditores internos que atuam nas Centrais de Cooperativas de Crédito localizadas na região Sul do Brasil.

Resultados – Os resultados indicam que na avaliação dos riscos de ocorrência de fraudes, os auditores internos atribuem maior relevância para os red flags relacionados às atividades operacionais e aos procedimentos de controle interno. Além disso, sugere-se que os auditores internos não são imparciais sobre a percepção de relevância para maioria dos sinais de alerta da possibilidade de ocorrência de fraudes.

Contribuições – Os achados contribuem demonstrando aos auditores internos a necessidade de maior atenção para o uso dos red flags como instrumento de trabalho na auditoria.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2918
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.