Resumen
Objetivo – O trabalho avaliou dinamicamente a efetividade das
atividades de marketing na geração de vendas de produtos, receita e
lucratividade de uma microempresa, um contexto pouco pesquisado
em marketing.
Metodologia – Realizou-se uma pesquisa multinível de corte
longitudinal com dados em painel diário de 5.800 produtos vendidos
e em séries temporais mensais no nível empresarial, contendo 26 meses
de registros comerciais e financeiros de uma microempresa (drogaria).
Regressões em painel e em séries temporais foram executadas.
Resultados – Os resultados apontam que (1) as atividades de marketing,
em especial a elasticidade de preço, geram com bastante precisão as
vendas dos produtos, (2) a estimativa agregada do total das atividades
de marketing prediz a receita e a lucratividade da empresa em base
mensal e (3) na empresa investigada, se as atividades de marketing
forem intensificadas na mesma proporção do aumento de custos de
mercadorias e produtos, elas não são eficientes na geração do lucro.
Contribuições – Esta pesquisa auxilia as investigações referentes às
relações micro→macronível de análise com dados comerciais e financeiros
para que haja junção das decisões de marketing com finanças.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.