Boicote Social
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Palabras clave

Boicote Social. Tipos de Boicote. Boicote do Consumidor.

Cómo citar

Cruz, B. de P. A. (2017). Boicote Social. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(63), 5–29. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2868

Resumen

Objetivo – Apresentar o conceito de Boicote Social como uma
ampliação do conceito de Labor Boycott, incorporando, assim, situações
ou contextos relacionados à Responsabilidade Social Corporativa
(RSC).

Metodologia – Um experimento com 240 indivíduos foi conduzido
para verificar se características relacionadas à RSC impactam no
boicote. Para isso, dois vídeos foram construídos simulando a atuação
da empresa fictícia Alfa. Posteriormente, os vídeos foram apresentados
ao grupo de controle (com RSC) e ao grupo manipulado (sem RSC).
As variáveis dependentes foram Eficácia do Boicote (EB) e Intenção
de Boicotar (IB), sendo Contexto Gerencial de RSC da Empresa
(CGRSCE) a variável independente. Os dados paramétricos permitiram
o uso da Anova.

Resultados – Confirma-se o impacto de CGRSCE em EB (H1) e em
IB (H2). Assim, o consumidor considera em seu processo de decisão de
compra (boicote) características relacionadas à RSC, como corrupção,
clima organizacional do trabalhador da empresa e os impactos da
atuação da empresa no meio ambiente e na sociedade. Dessa maneira,
o conceito de Boicote Social é mais amplo e atual que Labor Boycott.

Contribuições – A investigação apresenta a definição de Boicote Social,
a sua inserção como um tipo de boicote não discutido na literatura
e o seu alinhamento à dimensão ideológica (assim como os boicotes
religiosos, ecológicos e de minorias), além de outras contribuições
tangenciais a partir da revisão de literatura.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2868
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