Variables de contexto organizacional consideradas en el proyecto de sistemas de recompensas orientadas a la innovación de productos
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Processo de inovação
inovação de produto
recompensas para inovação.

Cómo citar

Marx, R., Soares, J. P. R. F., & Barros, L. S. da S. (2016). Variables de contexto organizacional consideradas en el proyecto de sistemas de recompensas orientadas a la innovación de productos. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(60), 267–289. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2822

Resumen

Objetivo – O principal objetivo deste artigo é discutir sobre algumas variáveis a serem consideradas no contexto organizacional ao projetar sistemas de recompensas focados em maximizar a inovação de produtos. Além de identificar tais variáveis, o texto se propõe a entender como cada uma delas pode influenciar este projeto.

Metodologia – Baseado na literatura existente, um quadro de referência foi criado usando variáveis contextuais (estratégia organizacional, tipo de inovação, crenças e traços culturais e sistemas de metas e recompensas já previamente estabelecidas) e suas implicações em projetos de sistemas de recompensas. A pesquisa de campo é, então, feita usando entrevistas qualitativas com cinco especialistas, consultores e acadêmicos em gestão de recursos humanos e em sistemas de recompensas, bem como por meio da utilização de estudos de caso de quatro empresas industriais de grande escala, conhecidas por serem inovadoras.

Resultados – A pesquisa mostrou que pouco conhecimento tem sido acumulado por especialistas, assim como por projetistas de sistemas de recompensas, nas organizações operando no Brasil com relação ao tema estudado. Além disso, as quatro principais variáveis listadas previamente foram mantidas e a pesquisa de campo permitiu uma série de análises que mudaram aspectos relevantes dos detalhes deste quadro.

Contribuições – Este artigo contribui para suprir a lacuna que existe na literatura sobre projeto de sistemas de recompensas e propõe um quadro de referência que pode auxiliar o planejador em elaborá-lo. 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2822
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.