Identificación de los factores de satisfacción del cliente en los servicios: un estudio en concesionarios del agronegocio
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Concessionários
Satisfação do cliente
Serviços
Setor sucroenergético

Cómo citar

Lütkemeyer Filho, M. G., Roehe Vaccaro, G. L., & de Freitas, E. C. (2015). Identificación de los factores de satisfacción del cliente en los servicios: un estudio en concesionarios del agronegocio. RBGN Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(58), 1408–1425. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i58.1946

Resumen

Objetivo – Este trabalho apresenta uma análise de fatores de serviço que
impactam a satisfação do cliente junto aos concessionários do segmento
sucroenergético no estado de São Paulo – Brasil.


Método – Utiliza-se o tipo de pesquisa descritiva e documental, desenvolvida
com base no procedimento técnico levantamento realizado pela
empresa objeto deste estudo, mediante análise quantitativa. Os dados
são caracterizados como secundários, oriundos de base de dados de uma
empresa produtora de tratores, com n=88.


Resultados – As técnicas de análise utilizadas foram a análise fatorial e a
análise de correspondência. Os resultados indicam a possibilidade de redução
das variáveis em duas dimensões latentes: confiança e relacionamento.
Já as análises de correspondência apresentam associação para a satisfação
geral com o concessionário em relação às variáveis “custo benefício das
peças de reposição” e “tratamento justo e honesto”.


Contribuições – Existe evidência de relação entre os resultados e a literatura,
porém, não se pode afirmar que a teoria de serviços adere plenamente ao
setor investigado. No entanto, investigações adicionais e em um contexto
mais amplo que o utilizado neste estudo são recomendadas, no sentido
de confirmar se o relacionamento entre as variáveis pode ser determinante
para a tomada de decisão estratégica no segmento.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i58.1946
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))

 

Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]

Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.

Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.

La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.