A influência da Estrutura Tecnologia-Organização-Ambiente e da Orientação Estratégica no Uso da Computação em Nuvem, Mobilidade Empresarial e Desempenho
PDF (English)
PDF

Como Citar

Picoto, W. N., Crespo, N. F., & Carvalho, F. K. (2021). A influência da Estrutura Tecnologia-Organização-Ambiente e da Orientação Estratégica no Uso da Computação em Nuvem, Mobilidade Empresarial e Desempenho. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(2), 278–300. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4105

Resumo

Objetivo – O presente artigo tem objetivo triplo. Visa i) identificar os antecedentes do uso da computação em nuvem; ii) entender o efeito do uso da computação em nuvem juntamente com orientações estratégicas na mobilidade empresarial; e iii) entender o efeito do uso da computação em nuvem e mobilidade empresarial no desempenho organizacional.

Referencial teórico – Este artigo baseia-se na estrutura tecnologia-organização-ambiente e em estudos anteriores de mobilidade empresarial para propor um modelo de pesquisa abrangente com vistas a analisar a adoção e o uso da computação em nuvem. Além disso, aplica-se a estrutura de orientação estratégica como suporte para uma reorientação da estratégia em direção à mobilidade empresarial.

Metodologia – Desenvolvemos um questionário e coletamos dados de 137 organizações portuguesas que utilizam a computação em nuvem. Os dados coletados foram analisados por meio de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).

Resultados – Os resultados indicam que a conveniência, a compatibilidade e a confiança organizacional são antecedentes significativos do uso da computação em nuvem. Além disso, o uso da computação em nuvem, a orientação para a inovação e a orientação empreendedora têm um efeito positivo na mobilidade empresarial.

Implicações práticas e sociais de pesquisa – O presente estudo contribui para este campo de pesquisa, pois traz o primeiro modelo de pesquisa a integrar o uso da computação em nuvem, da mobilidade empresarial e da orientação estratégica, confirmando a relação entre esses construtos. Como implicações práticas, os resultados mostram que o maior uso da computação em nuvem e da mobilidade organizacional é importante para atingir níveis de desempenho organizacional mais elevados.

Contribuições – Este artigo propõe um modelo integrativo a fim de analisar o uso da computação em nuvem pelas organizações, em termos de seus antecedentes e impactos no desempenho e mobilidade empresarial.

Palavras-chave – Uso de computação em nuvem, mobilidade organizacional, orientação para a inovação, orientação empreendedora, estrutura TOE.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4105
PDF (English)
PDF