O impacto das características do CEO na cultura organizacional e no efeito silo
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Como Citar

Mouta, C., & Meneses, R. (2021). O impacto das características do CEO na cultura organizacional e no efeito silo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(2), 207–225. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4100

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é entender o impacto das características psicológicas e observáveis do CEO na cultura e nos silos organizacionais.

 

Metodologia – Um questionário foi elaborado usando informações coletadas durante a fase de revisão de literatura e enviado por e-mail aos tomadores de decisão da empresa. Usando dados de pesquisa de 185 pequenas e médias empresas de dois setores hospedagem e alimentos, bebidas e tabaco , um modelo de equação estrutural foi aplicado para determinar se o modelo teórico poderia ser confirmado ou não, e a técnica de mínimos quadrados parciais foi usada para verificar se certos relacionamentos existem.

 

Resultados – Foi encontrado suporte geral a um modelo teórico no qual traços de personalidade do CEO, particularmente a conscienciosidade, a abertura à experiência e a extroversão, influenciam a cultura e os silos organizacionais, e no qual variáveis observáveis como idade e tempo de gestão influenciam a capacidade da empresa de desenvolver competências de coordenação interna, inibindo assim o aparecimento de silos.

 

Contribuição – A principal contribuição para o conhecimento reside na combinação de diferentes referenciais teóricos e na abordagem empírica utilizada para testar a importância das características do CEO nas organizações e na sua capacidade de desenvolver redes de cooperação.

 

Palavras-chave – CEO; modelo Big Five; estrutura de valores concorrentes; cultura organizacional; silos.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4100
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