Técnicas projetivas para entender o mavenismo de mercado cibernético em sites de redes sociais
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Palavras-chave

cyber-market mavens
social networks
thematic analysis
projective techniques
qualitative marketing research. Cyber-market mavens
redes sociais
análise temática
técnicas projetivas
pesquisa qualitativa de marketing. Cyber-market mavens
redes sociais
análise temática
técnicas projetivas
pesquisa qualitativa de marketing.

Como Citar

Farzin, M., Vazifedust, H., & Hamdi, K. (2020). Técnicas projetivas para entender o mavenismo de mercado cibernético em sites de redes sociais. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(3), 729–749. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4074

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é identificar consumidores chamados de market mavens do mundo cibernético, cujos pontos de vista influenciam a atitude e o comportamento de outros consumidores. Além disso, o objetivo da pesquisa é criar uma melhor compreensão dos antecedentes e consequências desse comportamento.

 

Metodologia – Estabelecida uma conexão, os participantes receberam uma folha em branco e foram solicitados a representar um cyber-market maven juntamente com o ambiente em que ele/ela vive e as coisas que ele/ela pensa. Após o desenho, os participantes foram entrevistados para responder a perguntas associadas aos elementos da imagem, e a análise temática foi usada para interpretar os dados. Resultados: A interpretação dos dados indicou que sete fatores determinam o mavenismo cibernético, bem como três fatores afetados por esse comportamento. Implicações práticas: O estudo é útil para os negócios digitais que desejam atingir um consumidor que as pessoas percebem como uma boa fonte de informações de mercado e que gosta de apresentar novas marcas a outras pessoas, e usá-las como fontes poderosas no contexto de coprodução de produtos. Além disso, os cyber-mavens podem ajudar os negócios digitais a ampliar seus novos esforços de aquisição de clientes, indicando a quais grupos de clientes devem direcionar seus programas de recompensa por indicação.

 

Contribuições – Este estudo representa uma das primeiras tentativas de entender melhor como os mavens se comportam nos canais do mundo virtual e, assim, melhor subsidiar nossa compreensão de um importante grupo de consumidores, os cyber-mavens. O artigo pode ser valioso para profissionais de marketing e anunciantes com foco nos mercados cibernéticos como alvo.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4074
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