Antecedentes de conflitos profissionais organizacionais enfrentados por contadores profissionais em diferentes contextos de trabalho
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

organisational professional conflict
professional accountants
professional commitment
organisational commitment
organisational ethical culture. Conflito profissional organizacional
contadores profissionais
compromisso profissional
compromisso organizacional
cultura ética organizacional. Conflito profissional organizacional
contadores profissionais
compromisso profissional
compromisso organizacional
cultura ética organizacional.

Como Citar

Barrainkua, I., & Pike, M. E. (2020). Antecedentes de conflitos profissionais organizacionais enfrentados por contadores profissionais em diferentes contextos de trabalho. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 22(3), 686–704. https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4068

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é examinar os efeitos do compromisso com o interesse público, compromisso profissional, compromisso organizacional e cultura ética organizacional no conflito profissional organizacional (CPO). O estudo também testa as diferenças na percepção do CPO entre profissionais em diferentes contextos de trabalho: (i) contadores profissionais na prática empresarial; (ii) consultores tributários e contábeis; e (iii) auditores.

 

Metodologia – Este estudo baseia-se em um questionário distribuído a 779 contadores profissionais espanhóis.

 

Resultados – Os resultados mostram uma relação negativa entre o compromisso organizacional dos indivíduos e o CPO e entre uma forte cultura ética organizacional e o CPO. Contadores profissionais que trabalham em diferentes contextos exibem diferenças em sua percepção do CPO; consultores tributários/contábeis percebem o CPO em maior grau.

 

Contribuições – Este é o primeiro estudo que analisa o efeito da cultura ética organizacional, juntamente com o compromisso profissional e organizacional, na percepção de pressões decorrentes do CPO entre contadores profissionais em diferentes contextos de trabalho. A identificação de antecedentes dos conflitos que os contadores profissionais podem enfrentar tem implicações na gestão de recursos humanos das organizações e na qualidade dos serviços prestados. Este estudo enfatiza a necessidade de prever em estudos futuros as diferenças no contexto de trabalho dos distintos contadores profissionais.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4068
PDF (English)
PDF