Crise financeira e o reconhecimento das imparidades em ativos não financeiros
PDF (English)
PDF

Como Citar

Gaio, C., Gonçalves, T., & Pereira, A. (2021). Crise financeira e o reconhecimento das imparidades em ativos não financeiros. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(2), 370–387. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4108

Resumo

Objetivo – Analisar o impacto da crise financeira no reconhecimento de imparidades de ativos não financeiros nas empresas cotadas europeias.

Referencial teórico O estudo explora o impacto da teoria da mensuração do valor econômico dos ativos não financeiros na decisão dos gestores de reconhecer imparidades, nomeadamente em contexto de crise econômica.

Metodologia – Foram estimados modelos Logit e Ordinary Least Squares para analisar a probabilidade de reconhecimento e o montante de imparidades reconhecido, respectivamente, em um período de 10 anos.

Resultados – Os resultados evidenciam que as empresas europeias reconheceram menos imparidades durante a crise, incluindo as empresas dos países que recorreram à ajuda financeira externa, sugerindo que os gestores podem usar o reconhecimento de imparidades como forma de praticar gestão de resultados.

Implicações práticas e sociais da pesquisa – Os resultados são de interesse para vários stakeholders, concretamente: credores, investidores, entidades reguladoras dos mercados financeiros, entidades que preparam e fiscalizam a aplicação de normas de contabilidade e de auditoria, e em última instância para os líderes europeus no que diz respeito a reformas estruturais e leis de defesa dos investidores.

Contribuições – O estudo contribui para a literatura que analisa o impacto da crise financeira no reconhecimento de imparidades em ativos não financeiros e, em particular, em contexto de maior fragilidade financeira, bem como para a literatura sobre o uso da discricionariedade no reconhecimento de imparidades na prática de gestão de resultados. Contribui também para o debate teórico relativo aos princípios da mensuração em contexto de imparidade, e como este pode afetar a avaliação dos valores econômicos dos ativos não financeiros.

Palavras-chave – Crise financeira; empresas europeias cotadas; imparidades de ativos não financeiros; gestão de resultados.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4108
PDF (English)
PDF