Benefícios da Cooperação entre Compradores e Fornecedores: um estudo no setor de tecnologia de informação e comunicação
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Cooperation. Buyer-supplier relationship. Effectiveness. IT industrial sector. Cooperación. Canales de distribución. Eficacia. Cooperação. Relacionamento no canal de distribuição. Eficácia. TIC.

Como Citar

Brito, E. P. Z., & Mariotto, G. (2013). Benefícios da Cooperação entre Compradores e Fornecedores: um estudo no setor de tecnologia de informação e comunicação. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(47), 241–261. https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i47.1354

Resumo

Este estudo analisou os relacionamentos entre fabricantes e seus distribuidores e revendas no setor de Tecnologia da Informação. Buscou-se identificar as características desses relacionamentos, particularmente a existência de cooperação entre compradores e fornecedores e o impacto da cooperação no desempenho do relacionamento. A cooperação foi avaliada a partir de comportamentos cooperativos. Eficiência e eficácia foram usadas como avaliação de desempenho do relacionamento. Entrevistas com gestores das empresas do setor foram a fonte principal de dados do estudo. A pesquisa identificou um nível significativo de cooperação nos relacionamentos, sendo mais salientes os comportamentos do tipo troca de informação, resolução conjunta de problemas e flexibilidade. Foi constatado o efeito positivo da cooperação na satisfação dos parceiros com o relacionamento, o que leva à decisão de compra do gestor e a uma experiência positiva com o relacionamento. Evidenciou-se também que a eficácia retroalimenta o processo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i47.1354
PDF (English)
PDF