Análise dos Fatores que Influenciam o Desempenho Acadêmico dos Alunos de Contabilidade por meio de Modelos Binários
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Academic performance. Accounting. Logit model. Probit model. Desempeño académico. Contabilidad. Modelo Logit. Modelo Probit. Desempenho acadêmico. Contabilidade. Modelo Logit. Modelo Probit.

Como Citar

Ballester, C. P. M. (2012). Análise dos Fatores que Influenciam o Desempenho Acadêmico dos Alunos de Contabilidade por meio de Modelos Binários. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 14(45), 379–399. https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i45.1080

Resumo

Os países-membros da União Europeia, entre eles a Espanha, apresentam uma elevada taxa de abandono e/ou fracasso escolar, o que implica um aumento do custo unitário de um graduado e, consequentemente, da despesa pública destinada à educação universitária. Diante dessa situação, conhecer os fatores que determinam o desempenho acadêmico dos alunos nas disciplinas matriculadas permitiria aos administradores melhorar a qualidade docente e diminuir o custo em educação. Por isso, o propósito desta pesquisa é examinar o efeito que exercem os fatores demográficos, institucionais, econômicos e acadêmicos sobre o desempenho acadêmico dos alunos. O estudo desses fatores é realizado por meio do modelo de produtividade educativa de Walberg (1981) fundamentado na teoria de aprendizagem cognitiva. Para alcançar esse objetivo, dispõe-se de um banco de dados que integra informações referentes a 698 alunos matriculados durante o ano letivo 2009/2010 na disciplina de contabilidade financeira na UAB. Nesses dados são aplicados modelos de escolha binária. Os resultados revelam que a nota de acesso à universidade, o curso que o aluno está cursando, o gênero, as disciplinas anteriormente frequentadas, a permanência do professor na universidade e a faixa horária em que o estudante vai para a aula influenciam seu desempenho acadêmico. Tais resultados são congruentes com a evidência empírica prévia. A partir desses dados, foi possível propor várias recomendações a administradores e professores para melhorar a gestão na disciplina de contabilidade financeira.

Palavras-chave: Desempenho acadêmico. Contabilidade. Modelo Logit. Modelo Probit.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v14i45.1080
PDF (Español (España))